terça-feira, setembro 01, 2009

Amizade

A amizade é, sem dúvida, dos bens mais preciosos que podemos alcançar na vida. Não damos, por vezes, a importância merecida, porque temos normalmente os amigos à distância de um telefonema.
Muitas vezes se menciona a "verdadeira amizade" como forma de distinção. Não sou apologista de adjectivar uma palavra que, por si só, já contém todo o significado necessário. Não há amizade falsa ou verdadeira. Simplesmente existe ou não.
Embora já tenha perdido amigos e familiares por morte, é diferente quando um amigo deixa subitamente de aparecer. Sem aviso, sem mensagem, desapareceu sem rasto.
É um amigo/irmão. Contradizemos, na cumplicidade, a teoria comum que homem e mulher não podem ser só amigos.
Nos primeiros dias após o seu "desaparecimento" fiquei aflita, preocupada, enervada, triste. Pensei que o pior tivesse acontecido.
No entanto, por estranho que pareça, com o decorrer do tempo fui-me convencendo que ele estaria bem e algum "percalço" na sua vida o teria desviado do trilho habitual. Fiquei assim danada com ele, irritada por não me dizer nada, como se eu tivesse "direito" a opinar sobre as suas opções.
Não passou um único dia em que não pensasse nele, fosse para refilar ou para desejar que estivesse bem e desse notícias.
O círculo de amigos habitual comentou, especulou e trucidou socialmente uma personagem que, quando presente, nunca os destratou, antes pelo contrário. Terá tido alguma atitude desaprovada pelas ideia pre-concebidas, mas quem já não a teve? Eu já fui "incorrecta" algumas vezes, até excêntrica e polémica. No entanto, sempre pautei as minhas atitudes pelo que a consciência me ditava na altura e pelo que pensava ser o mais correcto, disso tenho a certeza.
Gostaria que alguem me indicasse uma pessoa que nunca tenha tido uma atitude contrária ao que seria expectável e que o fizesse simplesmente porque a sua consciência ou "coração" assim o motivou. Todos nós já tivemos essa atitude. Porquê condenar os outros?
A Amizade ultrapassa todas as distâncias e contratempos.

Sem comentários: